Trabalhos Desenvolvidos

4 de outubro de 2011

Livro Menina da Fazenda




Editora Modelo de Nuvem e Tum Tum Produções lançam seu primeiro título infantil:
“Menina da Fazenda”, de Daniela Echevenguá Teixeira
(com ilustrações de Rita Bromberg Brugger)
O evento ocorre no dia 08 de outubro, às 15h no Zarabatana

No dia 08 de outubro será lançado em Caxias do Sul o livro “Menina da Fazenda”, de Daniela Echevenguá Teixeira (com aquarelas de Rita Bromberg Brugger). Daniela foi contemplada com o Financiarte no edital de 2010 e a gestão de projeto é da Tum Tum Produções. O evento de lançamento às 15h no Zarabatana (Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás).
A autora dá o seguinte depoimento sobre a origem do livro:

“Desde que comecei a contar histórias para minha filha, criei a Menina da Fazenda. Um conteúdo extraído da minha infância vivida na fazenda de meu avô paterno, localizada nos Campos de Cima da Serra, em São Francisco de Paula, chamada “Capão do Passarinho”. Naquela época, meu tio mais novo, sua esposa e o casal de filhos moravam na propriedade. Eu e minha irmã gêmea passávamos parte de nossas férias lá. Minhas melhores memórias de infância são dessa época.
Maria Teresa, então com cerca de um ano e meio, ficou curiosa por este universo, e a Menina da Fazenda se estabeleceu no nosso repertório de contação de histórias antes de dormir. Passei a gostar de recriar minhas lembranças, que trazidas nesses momentos eram mais belas, queridas, ressignificadas pela nostalgia. Foi uma delícia reviver e dividir com ela sentimentos preciosos e tenho certeza que esta troca foi o ponto que a fez adorar a Menina da Fazenda. Maria Teresa acompanhava cada contação muito concentrada, atenção só quebrada por suas reações de contentamento. Todas as noites ela pedia animada uma história da “Menina Deda”, como ela chamava, ali pelos seus dois aninhos de idade, a personagem e eu fui recriando minhas memórias, gostando tanto quanto ela desses nossos momentos. Nesse processo, a história foi ganhando contornos definidos: estipulei uma rotina para a Menina da Fazenda, através de uma narrativa cíclica que começava com o amanhecer e encerrava com a hora de dormir. Maria Teresa dormia que era uma beleza ao final de cada contação.
Na Primavera do ano passado, 2010, contei para ela um novo episódio. Fazia tempo que não trazia este universo, lendo agora histórias de livros e gibis. Na manhã seguinte, ela – que então estava com cinco anos – me pediu de súbito ao acordar: “Mãe, compra a coleção da Menina da Fazenda para mim?” Fiquei surpresa. Uma surpresa leve de encantamento. Fiquei lisonjeada, emocionada mesmo, feliz. Revelei para ela, com certo constrangimento risonho, que era eu quem criava as histórias da Menina da Fazenda. Ao que ela respondeu: “Então escreve o livro pra mim?”, numa espontaneidade arrebatadora.
Quando decidi de fato escrever o livro, o primeiro impulso que tive foi de escrever a narrativa buscando ter o máximo de fidelidade possível com a fluência da contação. Meu ser todo se mobilizou nessa tarefa e diligentemente teci sete histórias, criando uma semana de primavera na vida da Menina da Fazenda. Este livro é encantado para mim, pois, na sua espontaneidade, foi recebido sempre com entusiasmo por todos que se envolveram na sua realização. É um presente, enfim, de Maria Teresa para mim, para todos nós.”

Para o jornalista e escritor Marcos Kirst, Daniela resgata com toda a intensidade esse prazer do encanto pela descoberta do mundo por meio de seu livro-contado “Menina da Fazenda”, em que a personagem-título transita com seu deslumbramento pelo cenário bucólico de uma localidade rural, permeada pelos encantos que povoam as mais queridas lembranças de qualquer adulto. Galinhas botando ovos no galinheiro, passeios a cavalo, o despertar cedinho sob o canto dos passarinhos, o sol que se põe por detrás da porteira, a atividade dos peões, a limpidez de um riacho, o trabalho incessante dos insetos, tudo isso ganha vida na recriação proposta pela autora em um texto que salta da imobilidade das linhas impressas para ser narrado em voz alta e escutado por ouvidos atentos.
O livro é ricamente ilustrado por Rita Bromberg Brugger, enfatizando a magia do universo infantil recriado por Daniela em um belo texto, de retomada ao que há de mais bonito na infância: a beleza de ver o mundo com olhos novos.

SERVIÇO:
O QUÊ: Lançamento de “Menina da Fazenda”, de Daniela Echevenguá Teixeira – com aquarelas de Rita Bromberg Brugger (Projeto contemplado no Financiarte 2010)
QUANDO: sábado, dia 08 de outubro, às 15h
ONDE:
Zarabatana (Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás)

Ficha Técnica:
Livro: “Menina da Fazenda”, de Daniela Echevenguá Teixeira – com aquarelas de Rita Bromberg Brugger | Livro Infantil
Editora: Modelo de Nuvem
Preço: R$ 40,00
Nº Páginas: 70


FINANCIAMENTO:
Prefeitura Municipal de Caxias do Sul | FINANCIARTE
Gestão de Projeto: Tum Tum Produções

2 comentários:

  1. Estou ansiosa para ver as histórias da Menina da Fazenda.. gosto de histórias baseadas em fatos reais.
    Achei o MÁXIMO a maneira NATURALMENTE ESPONTANEA que nasceu este livro.
    Sou mãe de um menino, 1 ano, e quem sabe a MENINA DA FAZENDA seja seu primeiro e grande amor.
    Gabriela Andreoli

    ResponderExcluir