Trabalhos Desenvolvidos

15 de outubro de 2010

Marinês Busetti Artista Plástica

Marinês Busetti é uma artista que mantém pesquisa constante, desde o início dos anos 80. No decorrer de sua carreira, realizou mais de 15 exposições individuais e participou de coletivas no Brasil e no exterior. 

Graduada em Artes Plásticas em 1981, participou de cursos em diversas técnicas, tais como, xilogravura, litogravura, pintura, escultura, serigrafia, desenho, linguagem visual, estética e arte na educação e arte-educação.

Criou projetos como o ‘transFORMA – Centro de Arte’ e ‘Porão – Galeria de Arte’ em Farroupilha. Participou de projetos nacionais como o ‘Circuito Cultural Banco do Brasil’ e ‘Encontro das Famílias’ promovido pela Petrobrás, na Bahia.


                                              Marinês Busetti



Desde 2003, trabalha com a técnica da xilogravura. De origem oriental e milenar, nesta técnica, a imagem é gravada na madeira, servindo de matriz para ser impressa sobre papel. Tendo como inspiração o desenho formado pelos vincos das dobras de origamis, as imagens, usadas como módulos, possibilitam a formação de novas formas ao serem invertidas suas posições, criando efeitos óticos de percepções geométricas.

                                                                
Em seu atelier, localizado num chalé dos anos 30, na localidade de Desvio Blauth (estrada Farroupilha-Garibaldi) ministra oficinas para grupos de turistas e público interessado na técnica. Lá, o visitante pode apreciar as obras da artista e recebe uma demonstração da técnica da xilogravura, tendo a oportunidade de vivenciar uma experiência prática relacionada ao fazer desta artista. 

Como arte-educadora, tem ministrado cursos e oficinas em instituições e em seu próprio atelier, das técnicas de desenho, pintura, gravura e escultura, para crianças, adolescentes e adultos. Fez parte da equipe de professores da Universidade de Caxias do Sul, onde desenvolveu o Projeto DVDteca, Arte na Escola, da Fundação Iochpe e atualmente ministra cursos na Fundação Casa das Artes de Bento Gonçalves e em seu atelier.

                                        
                                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário